Jurisdição da Paz

Bem-vindo! - Bienvenue! - Welcome! - 歡迎 - !Bonvenon! - Benvenuto! - ようこそ。
欢迎 - Vítejte! - Dobrodošli - Pozdravljeni - Witaj! - Tervetuloa! - Isten hozott!
Fiţi bineveniţi! - Välkommen! - Hoşgeldiniz - Willkommen! - Καλώς ήρθες - Velkommen!
Selamat datang - Vitajte! - 반갑습니다! - Добро пожаловать! - Добре дошли!
환영합니다!- أهلاً وسهلاً! - ברוך הבא/ ברוכה הבאה/ ברוכים הבאים -¡Bienvenido!
MENSAGENS JURISDIÇÃO DA PAZ


“Se o povo for conduzido apenas por meio de leis e decretos impessoais e se forem trazidos à ordem apenas por meio de punições, ele apenas procurará evitar a dor das punições, evitando a transgressão por medo da dor.

Mas se ele for conduzido pela virtude e trazido à ordem pelo exemplo e pelos ritos em comum, ele terá o sentimento de pertencer a uma coletividade e o sentimento de vergonha quando agir contrário a ela e, assim, bem se comportará de livre e espontânea vontade.”

Kung-Fu-Tse,K’ung-fu-tzu ou Mestre Kong (Confúcio)


“O homem que quiser inovar para o bem, inexoravelmente, passará por cinco estágios: indiferença, ridicularização, ofensa, repressão e, finalmente, respeito.”

Mahatma Gandhi


"Injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em toda parte."

Martin Luther King Jr.


“O homem superior ... não define sua mente, quer para qualquer coisa, ou contra qualquer coisa, o que é certo ele seguirá.”

Kung-Fu-Tse, K’ung-fu-tzu ou Mestre Kong (Confúcio)


Seja a mudança que você deseja ver no mundo."

Mahatma Gandhi


“O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente”

Kung-Fu-Tse, K’ung-fu-tzu ou Mestre Kong(Confúcio)

quinta-feira, 12 de junho de 2025

O Algoritmo no Tribunal: Desafios Jurídicos da IA Generativa e as Novas Fronteiras do Direito Digital

A ascensão vertiginosa da inteligência artificial generativa tem redefinido não apenas os limites da criação e da inovação, mas também os próprios fundamentos do Direito. Modelos de linguagem capazes de gerar textos convincentes, imagens, áudios e até mesmo argumentos jurídicos complexos trazem à tona questões legais intrincadas que desafiam conceitos consolidados de autoria, responsabilidade, privacidade e propriedade intelectual. Uma perspectiva psicanalítica sobre a 'mente digital' da IA, como explorado em 'Além dos Algoritmos', revela que esses desafios não são apenas técnicos ou jurídicos, mas também profundas reflexões sobre o que nos torna humanos.O mundo do Direito Digital se vê, mais uma vez, diante da premente tarefa de adaptar suas normas para uma realidade em constante mutação, onde o algoritmo ganha voz e ação.


1. Direito Autoral: Quem é o Criador na Era da Geração por IA?


Um dos primeiros e mais urgentes desafios reside no campo do Direito Autoral. Quando uma IA generativa "cria" uma obra — seja um texto, uma composição musical ou uma imagem —, quem detém os direitos autorais? É o desenvolvedor do algoritmo, o usuário que forneceu o prompt e as diretrizes, ou deveríamos considerar a própria IA como um novo tipo de "autor", com implicações na personalidade jurídica? A doutrina jurídica tradicional, baseada na originalidade e na expressão do intelecto humano, luta para se enquadrar nessa nova realidade. Adicionalmente, a legalidade do uso de vastos bancos de dados contendo obras protegidas por direitos autorais para treinar esses modelos é um ponto crucial de debate, com potenciais impactos na indústria criativa e na remuneração dos artistas e criadores.


2. A Atribuição de Responsabilidade: Culpabilidade no Campo Algorítmico

Copyright ©2012 – Todos os direitos do conteúdo e designer deste Blog registrados e reservados a Monica Rodrigues & Moraes JVZ