No Relatório Covid-19 e Desigualdade: A distribuição dos fatores de risco no Brasil,as pesquisadoras Luiza Nassif Pires (Levy Economics Institute), Laura Carvalho (USP) e Laura de Lima Xavier (Harvard Medical School) analisam que, no Brasil, a população em situação de vulnerabilidade econômica tem maior probabilidade de precisar de internação no caso de contaminação pelo novo coronavírus. Entre os motivos, o fato de esses brasileiros estarem à mercê da crise histórica na saúde pública e do colapso econômico – ambas, aliás, se agravam em uma pandemia.
A incidência de doenças crônicas associadas aos casos graves da covid-19 é maior entre os que só frequentaram o Ensino Fundamental, sendo 42% ante 33% da média populacional.
Para além da maior dificuldade de manter o isolamento social, o emprego e a renda, e ter menor acesso à saúde e ao saneamento básico – realidade que já mostra como a doença afeta desproporcionalmente os mais pobres –, o relatório chama atenção, ainda, para fatores que elevam o risco da gravidade da doença entre as pessoas com menor escolaridade. A análise reforça a necessidade de se criar medidas que tratem os desiguais de forma desigual, ou seja, que as ações de combate possam ter maior foco onde existe maior vulnerabilidade social, extrapolando o recorte de idade.
Um
dado relevante trazido pela análise – a partir dos dados da
Pesquisa Nacional de Saúde (PNE), conduzida pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
em 2013 – é que a proporção de brasileiros que se enquadra no
grupo considerado de risco para a covid-19 é de 42%
da população.
Ou seja, pessoas acima de 60 anos, cidadãos diagnosticados com
diabetes, hipertensão arterial, asma, doença pulmonar, doença
cardíaca e insuficiência renal crônica.
Na prática, não apenas a
idade é um fator de incidência e de risco: a baixa escolaridade
também aumenta a probabilidade de contrair a doença e apresentar um
quadro grave.
Por Maure Pessanha
06 de maio de 2020 | 10h50
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem-vindo! Poste aqui seu comentário e dê sua opinião sobre qualquer tema abordado aqui no Blog. Agradecemos a sua visita. Muita Paz e fique com Deus! Volte sempre! Monica Rodrigues e Moraes JVZ.